Profissões: Supervisor de Logística – Armazenagem e Distribuição

O profissional de hoje da série “Profissões” é o Supervisor de Logística de Armazenagem e Distribuição. Esse Profissional atua no coração das operações e quase sempre ele e a equipe são responsáveis pelos resultados alcançados pela empresa.

Para exemplificar a atuação e os desafios desse profissional o Logistics Plan traz uma entrevista com Nelson Santana, Supervisor de Operações Logísticas.

1) Quais são os desafios enfrentados diariamente?

Resposta
O desafio central da logística principalmente no Brasil, é adequar as necessidades da operação aos entraves burocráticos do país, principalmente no que se refere a transporte e aos trâmites fiscais.
Uma vez que a operação pede agilidade, e consideranto as dificuldades burocráticas e de infra estrutura, é necessário que o profissional desenhe um fluxo funcional que atenda de imediato o formato operacional da atividade.
Levando para lado mais prático, seguem alguns pontos importantes:
1 – Escolha do local de distribuição: Deve ser em ponto estratégico da cidade, que permita a definição de rotas alternativas ( Principalmente nas grandes cidades).
2 – Layout: Deve ser desenhado de forma a facilitar o escoamento da operação.
3 – Sistema: De preferência simples que possa dar a equipe operacional ferramentas para medir o desempenho de funcionários e KPI´s da operação.
4 – Equipe: Treinamento voltado para acuracidade, agilidade e dinamismo.
5 – Operação: fazer manutenção periódica da operação, mantendo os KPI´s atualizados e ajustando a operação conforme as necessidades.

2) Qual a característica pessoal que você considera mais importante para um Supervisor de Logística?

Resposta
A característica que considero mais importante para um supervisor de logística é flexibilidade. Mas não posso deixar de mencionar algumas características que como agilidade, dinamismo, capacidade de ouvir, receptividade a mudanças, maleável e rápido nas decisões.
Porque coloquei a flexibilidade como a principal característica? Olhando a logística como um todo, percebemos que é uma área que tem relação com todos os departamento da empresa, e com muitos órgãos externos que complementam as atividades. O profissional que não tem esta característica vai deixar a operação morosa e não alcançara os objetivos traçados. É preciso lembrar, porém, que esta flexibilidade deve ser insieridas nos limites das regras e procedimentos externos e internos, sem ferir os princípios de integridade do profissional e da empresa.

3) O que o mercado tem buscado no profissional de Logística para o cargo de Supervisor?

Resposta
O mercado esta buscando categoricamente um bom gestor de pessoas, pois logística é uma área para trabalhos em equipe, e a empresa de logística que tem um bom gestor já tem na operação 1/3 dos problemas resolvidos.
Lógico que o próximo ponto é a experiência e o conhecimento que o profissional da área deve ter, acompanhado de uma visão global da operação, especializado em armazenamento, distribuição, inventario e transporte.

4) Que peso tem a questão “gestão de pessoas” na sua profissão?

Resposta
Em uma escala de 1 a 10 o gestor tem peso 6, pois é ele que vai conduzir a equipe, e quando falamos de logística, sabemos que as equipes são um tanto quanto volumosas, já que temos que pensar na operação normal ou seja; entradas, saídas e transporte, e também na manutenção diária da operação que esta incluso inventários, relatórios, performance e projetos especiais.

Nelson Santana é atualmente Supervisor de Operações Logísticas.

About these ads

2 responses to “Profissões: Supervisor de Logística – Armazenagem e Distribuição

  1. Olá também sou supervisor de logística de uma empresa muito conceituada no ramo automobilístico, também concordo com suas palavras acima, mas gostaria de deixar um recado para quem quer iniciar nesse ramo, ele requer muito esforço psicológico, capacidade de trabalhar com vários problemas ao mesmo tempo, e acima de tudo paciência para errar e começar de novo, sugiro aos profissionais que ingressem nessa área que para dar certo na logística você precisa ser acima de tudo apaixonado pelo que faz.

    Vilmar Gonçalves.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s