O mercado de encomendas sem os Correios

Desde que me lembro de existir ouço que os serviços dos Correios são os únicos que funcionam satifatoriamente no Brasil. Ainda hoje ninguém tem dúvidas sobre a qualidade desses serviços ou você não acredita que o seu Sedex seja realmente entregue no tempo prometido?
Nessa relação de confiança e fidelidade há, porém, um lado negativo para o país e para os consumidores: a falta de concorrência. A ausência de empresas que esteja em condições de concorrer com os Correios em igualdade gerou em certa estagnação em termos de tecnologia, além da falta de possibilidade de comparação dos preços cobrados pelos correios e outras empresas.
Além da qualidade dos serviços a questão cultural também afasta os consumidores de outras formas de envio de encomendas dentro do Brasil. A companhias de transporte rodoviário de passageiros (as empresas de ônibus) oferem serviços de entrega de encomendas dentro do Brasil por valores muitas vezes menores e em prazos senão iguais, muito próximos dos praticados pelos Correios.
Cabe as empresas identificar essa oportunidade e buscar entrar nesse mercado comporto por um universo de possibilidades. Não é simples mudar o padrão cultural de um país inteiro nem competir com uma empresa consolidada, presente em quase 100% do território (e falamos de cidades e comunidades remotas) mas usando de publicidade, bons serviços e preços competitivos é possível atingir o consumidor.

Deixe um Comentário