Profissões: Analista de Logística Internacional

Há alguns dias atras eu postei a respeito da importância do segundo idioma para o profissional de logística no artigo POR QUE FALAR INGLÊS?. Hoje, na série Profissões vamos entrevistar Dennys Guerrero, Analista de Logística Internacional e bem familiarizado com essa questão.

O Analista de Logística Internacional faz o acompanhamendo de recebimento e entrega de pedidos nacionais e processos de importação e exportação. É o responsável pelo cumprimento dos prazos, acuracidade do pedido, integridade das peças e pela interface entre transportadores, clientes e distribuidores.

1. Qual é o maior desafio enfrentado pelo Analista de Logística Internacional?

Resp: No caso da Logistica crítica (na qual eu trabalho) acredito que sejam os problemas “não controlaveis” do tipo: Clima, trânsito, disponibilidade de aeroportos. Fazer com que o cliente entenda o motivo pelo qual um produto que ele necessita urgente, pode tardar a chegar. Outro desafio para um analista que tem que rastrear seus produtos até que chegue em seu cliente final, é criar um vínculo de simpatia com seus agentes, transportadoras e etc, tratando-os como parceiros, para que sempre tenha a informação real do status daquela entrega, ou para quando precisar do esforço maximo de todos envolvidos.

2. Qual é a importância da fluência em inglês e espanhol nessa profissão?

Resp: No caso da logistica internacional, temos clientes ao redor do mundo, na minha empresa, nós analistas tratamos apenas com America Latina, outras pessoas tratam de exportações com o resto do mundo, porém atendemos telefonemas, damos informações e ajudamos a sanar problemas e dúvidas de todos os países aonde nossos clientes estão instalados, Uma vez que você tem um cliente internacional, é necessario que toda equipe conheça outro idioma, quase sempre inglês e/ou espanhol.

3. Possuir um perfil dinâmico e pro ativo é importante? Que outras características são desejáveis para essa atividade?

Resp: Dinamismo e Pro atividade eu diria que são as qualidades mais importantes que um Analista de Logística deve ter. Em uma mesma ordem de entrega de um produto, tratamos pelo menos com 3 pessoas distintas (Requisitor, entregador, receptor) no caso da logística crítica, este tempo é reduzido para entregas de até 2 horas no cliente final, portanto o dinamismo é indispensável. Não menos importantes são: Paciência, facilidade para lidar com pessoas e estratégia de trabalho.

4. O que você considera mais gratificante?

Resp: é muito gratificante quando o processo é cumprido sem nenhuma falha, sem erros controláveis ou não controláveis, e percebemos a satisfação do cliente. Não menos gratificante são as possibilidades e oportunidades de desenvolvimento profissional dessa área.

Deixe um Comentário